Terça, 26 de Outubro de 2021
33°

Nuvens esparsas

Paulo Afonso - BA

Brasil Wiki Loves Bahia

Wiki Loves Bahia: 2021 é o ano da Bahia na Wikipédia em português.

Com lançamento nesta sexta-feira, projeto traz visibilidade para acervos, conteúdos e programas de educação do Estado da Bahia nas plataformas Wikimedia

21/05/2021 às 15h31
Por: Redação Fonte: Movimento Brasil wmnobrasil.org
Compartilhe:
Foto Rede Sociais
Foto Rede Sociais

Com lançamento em 21 de maio às 14h, o projeto Wiki Loves Bahia busca melhorar a representatividade do estado da Bahia na Wikipédia em português e nos outros projetos Wikimedia, acessados milhares de vezes todos os dias. Com o turismo da Bahia ainda estagnado por conta da pandemia, o Wiki Loves Bahia deverá ser uma porta virtual para mostrar “o que é que a Bahia tem”, trazendo um nível de grande projeção para a cultura e o conhecimento local.

Para isso, o Wiki Loves Bahia (“Wiki ama a Bahia”) convida instituições como arquivos, bibliotecas, museus, escolas e universidades a levarem seus conhecimentos e acervos para as plataformas Wikimedia, de forma que mais pessoas acessem na internet conteúdo de qualidade sobre a história e a cultura baiana. Indivíduos também são incentivados a participar das atividades do projeto - todas livres e gratuitas.

 

Estão previstas diversas atividades dedicadas à Bahia neste projeto inédito, como um concurso de edição de verbetes na Wikipédia, maratonas de edição temáticas, um concurso fotográfico, além de programas de educação com as plataformas Wikimedia e disponibilização de acervos locais de forma digital sob licenças livres. 

 

Nesta sexta-feira (21) às 14h (BRT), o projeto será lançado em uma live via YouTube e redes sociais do Wiki Movimento Brasil (@wmnobrasil), o afiliado brasileiro da Fundação Wikimedia à frente da organização do Wiki Loves Bahia.

O evento contará com falas de especialistas locais contextualizando o atual cenário de representatividade da Bahia nos projetos Wikimedia, a importância do compartilhamento de saberes nas redes digitais livres e os usos educacionais das plataformas Wikimedia, na seguinte programação:

Sobre o projeto Wiki Loves Bahia - Adriane Batata (WMB)

A cobertura da Bahia nos projetos Wikimedia - Alberto Leôncio (WMB)

Existir e resistir digital - Ka Menezes (Raul Hacker Club / IPDEC Caminhar)

Por que a Wikipédia é o maior Recurso Educacional Aberto do mundo? - Vicente Aguiar (Cooperativa de Tecnologias Livres)

Para assistir e participar do evento, basta acessar o canal do Wiki Movimento Brasil no YouTube ou acompanhar pelo Facebook ou Twitter no @wmnobrasil. Todos e todas são bem-vindos a conhecer e participar do Wiki Loves Bahia!

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Veja também
Paulo Afonso - BA Atualizado às 11h32 - Fonte: ClimaTempo
33°
Nuvens esparsas

Mín. 20° Máx. 34°

Qua 33°C 20°C
Qui 29°C 20°C
Sex 31°C 20°C
Sáb 32°C 19°C
Dom 33°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias