Domingo, 24 de Outubro de 2021
22°

Poucas nuvens

Paulo Afonso - BA

Cidades EMPREENDEDORISMO

A produção de ovos do distrito de Olhos D agua dos Coelhos em Gloria-BA, será destaque em programa de TV.

Qualidade do produto ganha espaço nas prateleiras de estabelecimentos comerciais da região.

29/07/2021 às 10h29 Atualizada em 29/07/2021 às 10h35
Por: Redação Fonte: D4
Compartilhe:
Jornalista Marilia Gabriela, Diretor da Suprave Sebastiao Leandro de Morais, Claudio Ademar Regional da CAR - Foto D4Noticias Equipe da TVE em visita a Suprave conhecendo o escoamento da producao de Ovos Caipira
Jornalista Marilia Gabriela, Diretor da Suprave Sebastiao Leandro de Morais, Claudio Ademar Regional da CAR - Foto D4Noticias Equipe da TVE em visita a Suprave conhecendo o escoamento da producao de Ovos Caipira

Em uma parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da CAR (Companhia de desenvolvimento e Ação Rural) aonde inicialmente o projeto comtemplava melhoria do plantel e subsistências familiares através de agricultores familiares, o projeto se tornou um sucesso com aumento da criação de galinhas caipiras, garantindo renda com a venda dos ovos. 

O projeto contempla assessoria técnica, aonde os agricultores recebem orientação como manejar e melhorar o plantel com vacinas e ração adequada.

Cada galinheiro possui um espaço de 1.600m2, aonde elas ciscam livremente, conta com ninhos adequados para colheita duas vezes ao dia de ovos fresquinhos, que são encaminhado no dia seguinte para comercialização em feiras e supermercados.

SUPERMERCADO SUPRAVE

Um dos grandes incentivadores desse projeto o supermercado Suprave através do seu Diretor Sebastião Leandro de Moraes, que abriu as portas para a comercialização, segundo ele é elo importante para o desenvolvimento da agricultura familiar gerando renda para famílias do projeto e levando um produto de excelente qualidade para mesa dos PauloAfonsinos.

TVE

A TVE em visita a região para matéria a ser veiculada sobre empreendedorismo e trabalho de mulheres empoderadas, visitou a comunidade para levar ao público essa parceria bem sucedida entre governo do estado e população. A equipe televisiva foi recepcionada pela comunidade com um belo café da manhã.

Cafe da Manha na comunidade com equipe da TVE junto com Representante da CAR Claudio Ademar e do técnico Francisco representante da Aghenda.

UNIÃO, AÇÃO E RESULTADOS

Para A Presidente da Associação de Moradores do Povoado Olhos D’água dos Coelhos, Sra Edjane Nascimento, um dos pontos que transformou a associação em um case de sucesso, foi as orientações emanadas pela CAR através do seu representante em Paulo Afonso Sr.Claudio Ademar, a divisão de tarefas entre a diretoria, hoje criamos o setor para compra de raçoes aonde buscamos comprar direto da fábrica, colocando no prédio da associação, aonde a comunidade efetua suas compras aos sábados, e na outra semana após receber os valores da comercialização efetua pagamento e compra de mais ração, para se ter uma ideia hoje o saco de ração 40 Kl postura custa em torno de 30% mais barato em relação ao mercado local sem custo de transportes, temos  compra de embalagens especifica direto do Rio Grande do Sul e desenvolvimento da marca que já está consolidada no mercado.

MEI – MICRO EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

Para Arlene Souza Araújo ACR (Agente Comunitária Rural) responsável pelo acompanhamento dos galinheiros e aplicação correta das instruções, informa que a médio longo prazo, pretendem transformar os participantes do projeto em Micro Empreendedores Individuais, explorando a marca fantasia, atualmente dentro do planejamento até o mês de novembro estaremos dobrando a produção para atender alguns clientes que estão na fila de espera para revender nossos produtos.

Parceria com a Empresa Du Rancho na aquisição de ração direta, melhora a produção. 

 

ESTRADA DETERIORADA

Um dos grandes empecilhos para escoamento da produção, vem do poder público, pois a prefeitura local prometeu, melhorar a estrada de acesso ao povoado e ainda não cumpriu, recentemente a comunidade adquiriu um reboque para transporte através de moto, porem na primeira remessa perderam toda produção devido ao estado lastimável das estradas, tendo grande parte do produto danificado.

A comunidade aguarda posicionamento do prefeito e do secretário de agricultura, para que possa alcançar voos maiores.

Situação precária da estrada prejudica escoamento da produção.
Reboque adquirido para escoamento da produção, prejudicado pelo estado lastimável da estrada.
Prejuízo gerado a comunidade no escoamento devido ao estado da estrada.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Glória - BA
Sobre o município
Paulo Afonso - BA Atualizado às 05h07 - Fonte: ClimaTempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 36°

Seg 35°C 20°C
Ter 34°C 20°C
Qua 33°C 20°C
Qui 29°C 20°C
Sex 32°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias