Sexta, 03 de Dezembro de 2021
38°

Nuvens esparsas

Paulo Afonso - BA

Internacional Internacional

Entenda o papel da COP26 no debate sobre a mudança climática

Alguns dos principais líderes mundiais se reunirão em Glasgow, na Escócia, para a 26ª edição do encontro promovido pela ONU

26/10/2021 às 02h05
Por: Redação Fonte: R7 - Lucas Ferreira, do R7
Compartilhe:

A 26ª edição da COP — Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas — será realizada em Glasgow, na Escócia, entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro. O encontro, que reúne alguns dos mais importantes líderes mundiais, pode ter impacto na vida de todo o mundo, mas você sabe do que se trata?

A COP é organizada pela ONU anualmente desde 1995, com exceção de 2001 e 2019, quando teve duas edições, e em 2020, ano no qual a pandemia de Covid-19 impediu que a Escócia sediasse a conferência.

A edição de 2021 terá mais de 50 eventos que abordarão finanças, energia, juventude, transportes, construções, entre outros temas, sempre norteados pela importância de buscar a prosperidade das nações respeitando o meio ambiente.

O evento também servirá também para líderes mundiais presentes no Acordo de Paris e no Protocolo de Kyoto debaterem estes tratados, ambos em prol da redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa.

Uma das novidades da COP26, inclusive, é o retorno dos Estados Unidos como participante no Acordo de Paris, já que o país deixou o tratado durante o governo do ex-presidente Donald Trump.

Para esta edição, a ONU tem quatro grandes objetivos que devem ser discutidos entre as delegações mundiais presentes no evento. O primeiro alvo das Nações Unidas é que os países se comprometam a reduzir drasticamente a emissão de gases nocivos à Terra até 2030.

A ONU também busca propor que as nações se adaptem para proteger comunidades e habitats naturais, criando uma grande união entre os países para que trabalhem em conjunto.

Para atingir estes objetivos, a ONU estima que os países devem mobilizar ao menos 100 bilhões de dólares anualmente até 2030 para a luta contra as consequências do efeito estufa.

Entre os líderes mundiais, estão confirmados o presidente Joe Biden, dos Estados Unidos; primeiro-ministro Boris Johnson, do Reino Unido; rainha Elizabeth 2ª, da Família Real Britânica; presidente Emmanuel Macron, da França; primeiro-ministro Naftali Bennet, de Israel; e o presidente Alberto Fernandez, da Argentina.

As grandes ausências desta edição serão de três líderes mundiais do Brics: presidente Jair Bolsonaro, do Brasil; presidente Vladimir Putin, da Rússia, e o presidente Xi Jinping, da China. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, confirmou no último final de semana que comparecerá à cúpula.

A delegação brasileira será liderada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Tanto Bolsonaro quanto o vice-presidente, Hamilton Mourão, que costuma comentar de assuntos relacionados à Amazônia, não devem participar do evento sequer por vídeo.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Paulo Afonso - BA Atualizado às 13h17 - Fonte: ClimaTempo
38°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 36°

Sáb 35°C 21°C
Dom 35°C 22°C
Seg 35°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias