Terça, 25 de Janeiro de 2022
37°

Nuvens esparsas

Paulo Afonso - BA

Cidades PAULO AFONSO

Muros construídos pela CHESF geram desigualdade e segregação.

Moradores estão revoltados, pois o muro que está sendo construído conta com a permissividade da prefeitura de Paulo Afonso.

31/10/2021 às 08h03 Atualizada em 31/10/2021 às 08h05
Por: Redação Fonte: D4
Compartilhe:
Moradores apelidaram a construcao de Muro da Vergonha Foto D4Noticias
Moradores apelidaram a construcao de Muro da Vergonha Foto D4Noticias

A ideia da CHESF em levantar muros na cidade de Paulo Afonso, em alguns bairros e áreas próximas ao rio São Francisco, estimula a segregação segundo moradores e comerciantes que residem próximas ao rio.

“Promover segurança é importante, desde que se estabeleça critérios iguais para todos e para todas as cidades que margeiam as barragens da CHESF”, disse um dos comerciantes que se sente prejudicado e por questões de perseguições não quis se identificar.

“Os atos de vandalismo, a má iluminação nas áreas das barragens, a falta de segurança patrimonial, a falta de diálogo com as comunidades ribeirinhas por parte da empresa só confirma o descaso e a falta de interesse da empresa em nos orientar com os procedimentos legais, eles chegaram e sem qualquer consulta ou esclarecimentos, começaram as obras e depois para tentar nos enganar convocaram uma reunião e nada foi apresentado para solucionar os problemas. Outrossim, acredito que vai haver um agravamento dos problemas que poderá ganhar consequência maiores, pois interfere na sobrevivência de muitos que estão sendo afetados pela construção mais uma vez do muro da vergonha em nossa cidade”, concluiu um agricultor que também gera empregos na área e está sem rumo.

Na reunião que aconteceu em, 28 de outubro de 2021, no auditório da CHESF, entre os representantes da CHESF e os moradores do dique 10, simplesmente foi um ato unilateral em que a CHESF, não deu espaço para abertura de um canal de debates com a população, simplesmente já estava com a equipe construindo “o muro da vergonha”, e daria uma primeira chance aos moradores concedendo uma chave de acesso, porém, qualquer ato que não esteja na cartilha da empresa os moradores poderão ser punidos severamente, pois as tratativas da reunião seriam submetidas a aprovação da governança da CHESF, que há muitos anos esqueceu que Paulo Afonso existe.

A materialidade dessa separação manifesta-se pela construção de muros (não apenas físicos, mas também simbólicos), que estabeleçam diferenças, impõem divisões e distâncias, constroem separações, multiplicam regras de exclusão e restringem o movimento da população.

Fica a pergunta: Paulo Afonso, será uma nova Berlim, construída pela CHESF?

PREFEITURA E CHESF

Nossa reportagem acionou a assessoria de imprensa da CHESF e a Prefeitura de Paulo Afonso, a Chesf não retornou até o fechamento da matéria, a prefeitura através da ASCOM, informou que repassaria ao jurídico para pronunciamento, até o momento não retornou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Paulo Afonso - BA
Sobre o município
Paulo Afonso - BA Atualizado às 16h22 - Fonte: ClimaTempo
37°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 36°

Qua 36°C 21°C
Qui 36°C 21°C
Sex 36°C 22°C
Sáb 36°C 23°C
Dom 34°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias