Terça, 07 de Dezembro de 2021
38°

Nuvens esparsas

Paulo Afonso - BA

Cidades OAB

Eleições OAB/BA 2021 - representantes sem legitimação.

Quatro chapas disputam as eleições sendo duas delas lideradas por mulheres.

18/11/2021 às 14h21 Atualizada em 02/12/2021 às 06h27
Por: Redação Fonte: Por: Fábio Almeida – Advogado
Compartilhe:
Eleições OAB 2021 - Foto Rede Sociais-
Eleições OAB 2021 - Foto Rede Sociais-

Conheça a OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB foi criada em 18 de novembro de 1930, através do Decreto Presidencial 19.408, no governo de Getúlio Vargas, e, posteriormente, foi estatuída por lei federal (Lei 8.906/94).

É um Conselho profissional da advocacia brasileira, que regula e fiscaliza o exercício profissional e zela pelos interesses coletivos para a preservação do Estado Democrático de Direito. O advogado goza de imunidade profissional e exerce múnus público enquanto auxiliar da Justiça.

A OAB possui 1.237.875 advogados inscritos em seus quadros. Já a Seccional Bahia tem 54.237 dentre inscrições principais e suplementares. Atualmente a Subseção da OAB Paulo Afonso possui 691 advogados inscritos e um estagiário, com uma área de abrangência de 18 municípios, que vão desde Paripiranga até Chorrochó, segundo o site da instituição.

A cada três anos os advogados escolhem, por eleição direta, os dirigentes desse importante órgão de classe. As eleições na Bahia serão no próximo dia 24 (quarta-feira) desse mês e os advogados irão escolher a Diretoria da Seccional do órgão a nível estadual, e a Diretoria da Subseção a nível regional.

A chapa composta pelos advogados Ana Patrícia e Carlos Tourinho está na liderança para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA). 

Um levantamento recente, divulgado pela  Multiplier Assessoria, aponta liderança de Ana Patrícia com 27,97% de intenções de votos, seguida por Daniela Borges com 17,08%. NO segundo bloco aparecem Dinailton Oliveira com 1,73% e Ricardo Nogueira, com 1,49%. Os demais indicados não passam de 1% das intenções, indecisos somaram 35,40% e Nenhum 15,10%.

Falta de legitimação dos dirigentes

Há algum tempo os advogados não se sentem mais representados por sua instituição, pois os dirigentes estadual e regional, pouco ou nada fazem para combater a morosidade do judiciário e são subservientes a magistrados, promotores de Justiça e Autoridades Policias, alguns desses que desrespeitam o advogado no exercício de sua profissão e as prerrogativas funcionais.

Outro caso de inércia da OAB estadual e em Paulo Afonso, foi a inércia e parcimônia com o retorno das atividades presenciais nos órgãos da Justiça e do Ministério Público durante a pandemia de COVID-19, enquanto, bares, restaurantes, estádios, shoppings, eventos com até 2.000 pessoas funcionavam normalmente, a advocacia estava à míngua. Uma verdadeira vergonha para a Advocacia.

Os advogados ficaram sem poder trabalhar, eis que não ocorria audiências presenciais e não se tinha uma prestação jurisdicional efetiva, sem decisões de mérito nos processos. A Justiça permaneceu lenta, quase parou, e o retorno das atividades jurisdicionais se deu após uma ação popular demandada pela candidata de oposição estadual, a advogada Ana Patrícia Dantas Leão, atual vice-presidente do órgão que rompeu com essa gestão por discordar das políticas empregadas e por usar causas coletivas em proveito próprio.

Essa falta de representatividade no âmbito da OAB Paulo Afonso está caracterizada desde as últimas eleições, pois no universo de 560 advogados inscritos, apenas a metade, ou seja, 280 advogados estavam aptos a votar, devido a inadimplência e aos critérios impostos pelo Edital que impedia que os advogados adimplentes, até o dia da eleição, pudesse exercer o seu voto, contrariando o Estatuto e o Regulamento Geral da OAB.

A atual Diretoria da OAB Paulo Afonso foi eleita apenas com 32,3% do número total de advogados inscritos na subseção, com 181 votos, o que certamente não lhe credencia a ter legitimação para dirigir a OAB, por não ter sido escolhida pela maioria dos advogados.

 ECA Katterine de Barros e Silva Almeida, integra a chapa de Ana Patricia e Carlos Tourinho em Paulo Afonso-BA.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Paulo Afonso - BA Atualizado às 16h03 - Fonte: ClimaTempo
38°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 36°

Qua 36°C 23°C
Qui 35°C 23°C
Sex 36°C 22°C
Sáb 35°C 22°C
Dom 35°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias