Terça, 25 de Janeiro de 2022
35°

Nuvens esparsas

Paulo Afonso - BA

Cidades SANEAMENTO

Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB’s) passam a ser prioridade na região.

Gestores aceleram o foco das ações mais importantes do Comitê da Bacia do Rio São Francisco.

11/01/2022 às 13h20 Atualizada em 12/01/2022 às 17h58
Por: Redação Fonte: ASCOM -CBHSF
Compartilhe:
Claudio Ademar Gestor responsável - Foto CBHSF - Juciana Cavalcante/Tanto Expresso
Claudio Ademar Gestor responsável - Foto CBHSF - Juciana Cavalcante/Tanto Expresso

Fundamentais para a saúde ambiental dos municípios brasileiros, os Planos Municipais de Saneamento Básico –PMSB’s tornaram-se o foco de uma das ações mais importantes do Comitê da Bacia do Rio São Francisco. Por decisão institucional, o CBHSF resolveu auxiliar os municípios localizados na bacia no que diz respeito ao financiamento dos seus planos de saneamento básico, reforçando, assim, o compromisso do colegiado em fortalecer as ações de preservação e manutenção dos afluentes inseridos na bacia, minimizando as cargas de poluição lançadas nos cursos d´água.

A partir da lei federal 11.445/2007, a existência do PMSB passou a significar, para o município, a possibilidade de garantir verbas federais para aplicação em ações como tratamento de efluentes domésticos e resíduos sólidos e oferta de água tratada, melhorando a qualidade de vida da população, minorando e/ou eliminando os problemas de saúde ambiental de forma sistêmica e contínua no território municipal.

Os primeiros projetos de financiamento dos PMSB’s, com recursos advindos da cobrança pelo uso da água do São Francisco, tiveram como foco, após seleção criteriosa, 25 municípios das quatro regiões fisiográficas da bacia.


Os municípios foram selecionados de acordo com sua situação ambiental, quer seja pela necessidade de ampliação do sistema de abastecimento de água; a urgência de novos mananciais de abastecimento; o lançamento de esgoto sem tratamento à montante da captação; além da ocorrência de inundações ou alagamentos em áreas urbanas, entre outros critérios Vale observar que, uma vez criado, a execução do plano de saneamento ficará a cargo das prefeituras ou por concessões privadas ou públicas.

MÉDIO SÃO FRANCISCO

Angical
São Desidério
Catolândia
Barra do Mendes
Carinhanha
Barra
Bom Jesus da Lapa
América Dourada
Presidente Dutra
Remanso
Mulungu do Morro
Lapão
Itaguaçu da Bahia
Canarana
Xique Xique
São Félix do Coribe
Jaborandi
Santa Maria da Vitória
Ibotirama

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Paulo Afonso - BA
Sobre o município
Paulo Afonso - BA Atualizado às 17h23 - Fonte: ClimaTempo
35°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 36°

Qua 36°C 21°C
Qui 36°C 21°C
Sex 36°C 22°C
Sáb 36°C 23°C
Dom 34°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias