Sábado, 05 de Dezembro de 2020 15:45
75 98891-2472
Cidades Eleições 2020

“Fui abordada com arma de fogo por um policial”, diz assistente social da prefeitura.

Ação do policial pode ser considerada como abuso de autoridade, o caso está sendo apurado pela delegacia após boletim de ocorrência.

22/10/2020 15h41 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: D4
Carro da Sedes interpelado por suposto policial armado - Foto - Rede Sociais
Carro da Sedes interpelado por suposto policial armado - Foto - Rede Sociais

Um fato ocorrido no povoado Caiçara, quando um militar, à paisana, deu voz de prisão a uma funcionária da prefeitura, devidamente identificada por Ana Cristina, sob alegação suspeita de compra de votos, é algo que chama atenção na política de Paulo Afonso.

 A funcionária da prefeitura, Ana Cristina, deu o seguinte depoimento:

Eu estava fazendo o meu trabalho na Caiçara, um trabalho funcional que acontece desde o começo da pandemia. Todas as quartas-feiras eu faço o acompanhamento das famílias entre outras demandas e hoje quando chegamos na Vila Matias percebemos um carro nos seguindo, prosseguimos normal. Fizemos a busca ativa para ver o perfil dessa família, o carro parou logo atrás e ficou parado, sem que saísse ninguém, também não sabíamos quem era. Quando chegamos na Caiçara [o automóvel era um Fiat Idea/cor azul] parou atrás, viu todo o processo, eu conversando com a senhora [então chegou um outro carro] nos fecharam e abordaram a gente com arma de fogo e nos pediram para sair de dentro do veículo.”

De acordo com Ana Cristina, após essa abordagem, foi dada a voz de prisão, e a mulher com quem ela conversava ficou bastante nervosa.

“Eu pedi para que se acalmasse que ali era um mal-entendido, coisa da oposição querendo fazer contra o nosso trabalho, aí fomos conduzidos à delegacia, para prestar esclarecimentos necessários concluiu a assistente social.

A prefeitura lançou a seguinte nota de repudio sobre o ocorrido:

A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), repudia a abordagem realizada com a equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), durante esta quarta-feira (21), por integrantes da coligação Inova Paulo Afonso, inclusive utilizando arma de fogo.

As servidoras realizavam o trabalho de entrega de cestas básicas para pessoas em vulnerabilidade social, ação que está regulamentada dentro da Lei Municipal 1.353 de 22 de dezembro de 2016. O projeto faz parte da Sedes, realizado corriqueiramente, inclusive com respaldo de decisão do juiz eleitoral Adriano Lemos de Souza, em 2016, pela autorização da continuidade de programas assistenciais/ emergenciais durante período eleitoral, tendo em vista que as pessoas que necessitam não podem ser penalizadas sem o benefício.

A Sedes reforça que a equipe estava totalmente paramentada, com fardamento e carro exclusivo da secretaria, como estabelece os critérios para garantir o acesso aos direitos socioassistenciais previstos em Lei, tendo o Município, a responsabilidade por sua implementação e coordenação.

A Sedes ressalta o seu compromisso em continuar servindo a população de Paulo Afonso, dentro dos parâmetros da legalidade, responsabilidade e ética.

Nossa reportagem teve acesso aos números de distribuição mensal período de 2019 a setembro de 2020. Observa-se que a distribuição sempre existiu que no período de abril a setembro houve um aumento de famílias cadastradas no programa em virtude da pandemia e o desemprego que é do conhecimento da população em geral.

 

Nossa reportagem tentou ouvir o delegado Joao Henrique que apura o caso, nesse momento 22/10 ás 15:40 está ouvindo os envolvidos, segundo ele após será emitido uma nota detalhando o ocorrido.  

O aumento de Abril a Setembro e justificado pela Pandemia e o desemprego que assola a cidade.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Paulo Afonso - BA
Atualizado às 15h32 - Fonte: Climatempo
36°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 36°

36° Sensação
20.2 km/h Vento
27.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Segunda (07/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias