Muita polemica em Paulo Afonso, com informações desencontradas sob a filiação do ex-vereador Mario Galinho ao PSDB, ouvido pela nossa reportagem o mesmo justificou que as normas impostas pela Cláusulas de Barreira, foi fator determinante para mudança de partido, sendo que a maioria que compunha o partido resolveu estar junto com ele, alguns resolveram ficar no Solidariedade e ele respeita essa decisão.
Mario Galinho foi o fundador do partido Solidariedade sendo presidente, eleito como vereador em seu primeiro mandato obteve 525 votos e assumiu devido as coligações na época permitida, dois anos depois saiu candidato a deputado estadual, mostrando sua forca em Paulo Afonso aonde atingiu quase 8.000 votos, embora não eleito desbancou diversos políticos veteranos da região.
Com 22.210 votos no último pleito para prefeito em uma disputa surpreendente aonde foi superado pela margem de 805 votos, Mario Galinho mostra que vira com o apoio de um partido com condições de trazer benefícios para população através de diversas emendas parlamentares.
Essa aliança com o PSDB não é minha, ela visa atender as necessidades da população Paulo Afonsina. Ressalta o vereador.
Levantamento feito pelo jornal Valor mostra que dezesseis dos 33 partidos que participaram das eleições municipais em 2020 podem ter problemas para superar em 2022 a clausula de barreira, são dados com base no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A regra estabelece critérios para as legendas tenham acesso ao dinheiro do fundo partidário e a tempo de propaganda.
Partidos como Solidariedade, Avante, PROS, PC do B, PRTB, PV, Novo, REDE são alguns desses partidos que poderão ser prejudicados.
O fundo partidário é uma reserva financeira usada para o custeio dos partidos políticos.
A cláusula de barreira obriga para que os partidos alcancem 1,5% dos votos para a Câmara, distribuídos em 9 estados e com mínimo de 1% dos votos em cada um deles, ou, então, eleger ao menos 9 deputados em 9 estados. A projeção do TSE é que na próxima eleição o número de partidos afetados pela cláusula deva aumentar. Em 2020, a exigência foi de 2% dos votos e 11 deputados eleitos.
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 37°
Sol com algumas nuvensMín. 21° Máx. 36°
Sol com algumas nuvens