Quinta, 06 de Maio de 2021 05:41
75 98891-2472
Brasil AUTORITÁRIO

Bolsonaro pode berrar, mas Barroso fez o certo ao ordenar a abertura da CPI da Covid.

O ataque verbal de Jair Bolsonaro ao ministro Luís Roberto Barroso, acusando-o de conluio com a oposição esquerdista, é mais uma prova da sua índole autoritária.

09/04/2021 17h15
Por: Redação Fonte: Mario SabinoAntagonista
Bolsonaro pode berrar, mas Barroso fez o certo ao ordenar a abertura da CPI da Covid.

O ministro Luís Roberto Barroso tomou a decisão correta ao ordenar, em caráter liminar, a abertura da CPI da Covid no Senado Federal, depois de consultar os seus pares no STF sobre assunto tão grave. Ele não transbordou das suas atribuições constitucionais, pelo contrário: provocado pelos senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru, ele fez cumprir a Constituição e o Regimento Interno do Senado. Há fato determinado para a instalação de uma CPI — a atuação desastrosa e irresponsável do governo federal no combate à pandemia que já matou mais de 345 mil brasileiros — e mais de um terço dos senadores assinou o requerimento. O mínimo necessário é de 27 assinaturas; foram obtidas 32. Apesar disso, o presidente da casa, Rodrigo Pacheco, vinha se recusando a dar prosseguimento ao processo de abertura da comissão parlamentar de inquérito, sob alegações vagas e ditadas por conveniências partidárias de caráter pouco republicano.

O ataque verbal de Jair Bolsonaro ao ministro Luís Roberto Barroso, acusando-o de conluio com a oposição esquerdista, é mais uma prova da sua índole autoritária, do seu destempero e do seu distanciamento da realidade de uma doença da qual o Brasil se tornou epicentro mundial por causa, principalmente, da sociopatia do seu presidente. Não somos mais um perigo apenas para nós mesmos, mas para a humanidade, uma vez que o grau de propagação do vírus em nosso país dá margem ao surgimento de variantes ainda mais perigosas do que as já identificadas.

Bolsonaro e seus asseclas berram e tentam lançar uma cortina de fumaça sobre a decisão de Barroso, não só o acusando de agir como militante político, mas o desafiando a ordenar a abertura de processos de impeachment contra ministros do Supremo. “Barroso se omite ao não determinar ao Senado a instalação de processos de impeachment contra ministro do Supremo, mesmo a pedido de mais de 3 milhões de brasileiros. Falta-lhe coragem moral e sobra-lhe imprópria militância política”, disse o presidente. Trata-se de mais uma mentira de Bolsonaro. Ele se refere, na verdade, a um abaixo-assinado popular pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes. E abaixo-assinados não são instrumento legal, apenas de pressão. Se é para ficar na questão do Judiciário, também é preciso lembrar que o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, trabalhou ativamente para matar no nascedouro a CPI da Lava Toga. A quem falta coragem moral?

O destino a ser dado pela CPI da Covid será obra exclusiva dos senadores. Não é problema de Luís Roberto Barroso como ministro, embora como cidadão esteja preocupado como todos os brasileiros minimamente equilibrados. Ele agiu em defesa da Constituição, do Regimento Interno do Senado Federal e com a realidade diante dos seus olhos — a de de um “inferno furioso de surto na pandemia”, como definiu um consultor da Organização Mundial de Saúde. E esse é um inferno furioso presidido por um diabo que deveria ser exorcizado pelos parlamentares, sob pena de eles se tornarem seus cúmplices na tragédia que nos assola. Aliás, já o são.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paulo Afonso - BA
Atualizado às 05h40 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 31°

22° Sensação
15 km/h Vento
95.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Sábado (08/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias